Tecnologias da Informação — 136 questão(ões)
#557
ME
Dif. 2
(FCC - 2019 - METRÔ-SP - Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Ciências da Computação) Uma determinada Agência de Águas possui diversas unidades de atendimento distribuídas em regiões geográficas no município de sua jurisdição. Para desenhar um Diagrama Entidade-Relacionamento – DER para essa Agência, um Analista de TI obteve os seguintes requisitos:
As regiões são identificadas por duas letras e três números.
Cada região possui até dez unidades de atendimento dependendo da extensão abrangida.
As unidades de atendimento são numeradas sequencialmente de 1 a n dentro de cada região.
Cada unidade de atendimento só atende a região a que está relacionada.
O Analista nomeou a entidade Região como REG, a entidade Unidade de Atendimento como UNAT e o relacionamento entre elas como RGU e desenhou corretamente.
As regiões são identificadas por duas letras e três números.
Cada região possui até dez unidades de atendimento dependendo da extensão abrangida.
As unidades de atendimento são numeradas sequencialmente de 1 a n dentro de cada região.
Cada unidade de atendimento só atende a região a que está relacionada.
O Analista nomeou a entidade Região como REG, a entidade Unidade de Atendimento como UNAT e o relacionamento entre elas como RGU e desenhou corretamente.
- A) UNAT relacionado com REG na cardinalidade n:m no relacionamento RGU, sendo REG entidade fraca de UNAT.
- B) REG relacionado com UNAT na cardinalidade n:1 (n no lado REG e 1 no lado UNAT) no relacionamento RGU, sendo UNAT entidade fraca de REG.
- C) RGU como entidade associativa na cardinalidade n:m entre REG e UNAT.
- D) REG relacionado com UNAT na cardinalidade 1:n (1 no lado REG e n no lado UNAT) no relacionamento RGU, sendo UNAT entidade fraca de REG.
- E) RGU como entidade associativa na cardinalidade n:1 (n no lado REG e 1 no lado UNAT) entre REG e UNAT.
#556
ME
Dif. 2
(FCC – 2019 – Prefeitura de Manaus – AM – Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal) Um técnico, ao efetuar a modelagem de um banco de dados relacional, pode utilizar o modelo entidade-relacionamento no qual
- A) entre dois conjuntos de entidades pode estar associado mais de um conjunto de relacionamentos.
- B) um conjunto de relacionamentos binário liga conjuntos de entidades com exatamente dois atributos cada um.
- C) conjuntos de relacionamentos não podem possuir atributos descritivos.
- D) um conjunto de relacionamentos recursivo está associado a pelo menos 3 conjuntos de entidades.
- E) cada conjunto de entidades deve estar associado a no máximo 2 conjuntos de relacionamentos.
#555
ME
Dif. 2
(FCC – 2019 – METRÔ-SP – Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Ciências da Computação) Considere duas tabelas relacionais Nota Fiscal e Produto onde as notas fiscais relacionam os produtos vendidos. Cada produto é identificado pelo seu código e cada nota fiscal pelo seu número. A ação cruzada entre essas tabelas é a venda que não será usada em nenhum outro relacionamento. Do ponto de vista do mundo real, no modelo entidade-relacionamento, venda deve ser modelada como
- A) uma entidade fraca 1:n no sentido das entidades nota fiscal e produto que garante a integridade referencial entre elas porque a chave do lado n é reproduzida no lado 1 correspondente.
- B) uma entidade dependente n:m entre nota fiscal e produto que garante a integridade referencial porque a chave de produto é reproduzida na nota fiscal correspondente.
- C) um relacionamento 1:n no sentido nota fiscal e produto que garante a integridade referencial entre nota fiscal e produto porque a chave do lado 1 é reproduzida no lado n correspondente.
- D) um relacionamento 1:n no sentido produto e nota fiscal que garante a integridade referencial entre nota fiscal e produto porque a chave do lado n é reproduzida no lado 1 correspondente.
- E) um relacionamento n:m que garante a integridade referencial entre nota fiscal e produto porque contém os pares ordenados das identificações de ambas.
#554
ME
Dif. 2
(FCC – 2018 – DPE-AM – Analista em Gestão Especializado de Defensoria – Analista de Banco de Dados) No modelo entidade-relacionamento utilizado em bancos de dados relacionais, a função desempenhada por um conjunto de entidades em um conjunto de relacionamentos é chamada de
- A) recursão.
- B) papel.
- C) atribuição.
- D) redundância.
- E) composição.
#553
ME
Dif. 2
(FCC – 2018 – TCE-RS – Auditor Público Externo – Administração Pública ou de Empresas) Considere que uma tabela de um banco de dados relacional possui uma chave primária composta por um único atributo. Essa tabela tem como propriedade:
- A) a chave primária não pode ser nem do tipo booleano, nem do tipo inteiro.
- B) a chave primária deve ser do tipo inteiro longo.
- C) metade dos seus registros, no máximo, pode ter esse atributo com o valor nulo.
- D) nenhum par de seus registros pode ter o mesmo valor para esse atributo na chave primária.
- E) o armazenamento da chave primária na tabela deve ser feito de forma criptografada.
#552
ME
Dif. 2
(FCC – 2019 – Prefeitura de Manaus – AM – Assistente Técnico de Tecnologia da Informação – Programador) Ao modelar os dados de uma aplicação, deve-se definir os conjuntos de entidades que irão compor esse modelo, sendo correto que esses conjuntos de entidades
- A) devem possuir atributos qualificadores ou descritivos de suas propriedades.
- B) devem possuir, obrigatoriamente, um atributo do tipo literal.
- C) não podem possuir mais do que um atributo do tipo booleano.
- D) devem ter seu nome composto por letras e números.
- E) não podem possuir chaves primárias compostas.
#551
ME
Dif. 2
(FCC – 2019 – Prefeitura de Manaus – AM – Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal) Tendo recebido a atribuição de efetuar a modelagem de dados relacional, um técnico ao especificar os atributos de um conjunto de entidades deve atentar que
- A) se um atributo do tipo simples for do tipo literal, irá ocupar até 2 bytes de armazenamento.
- B) um atributo do tipo derivado pode ser calculado a partir dos valores dos demais atributos desse conjunto de entidades.
- C) um atributo do tipo composto ocupa o espaço de armazenamento equivalente a 4 bytes.
- D) um atributo do tipo múltiplos valores pode assumir até dois tipos de dados, por exemplo, booleano e inteiro, simultaneamente.
- E) um atributo do tipo valor único tem o mesmo valor para todas as entidades do conjunto de entidades.
#550
ME
Dif. 2
(FCC – 2018 – DPE-AM – Analista em Gestão Especializado de Defensoria – Analista de Banco de Dados) Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para a modelagem de bancos de dados relacionais. Duas dessas ferramentas são:
- A) Mozilla e One Note.
- B) Rapid Miner e Tortoise.
- C) Quick Time e Erwin.
- D) One Note e Rapid Miner.
- E) Erwin e DBDesigner.
#549
ME
Dif. 2
(FCC – 2018 – DPE-AM – Analista em Gestão Especializado de Defensoria – Analista de Banco de Dados) Considerando a modelagem conceitual de bancos de dados relacionais, o objetivo principal é
- A) detalhar as estruturas físicas de armazenamento dos dados que irão compor o banco de dados.
- B) descrever as interfaces de acesso externo às estruturas internas do banco de dados.
- C) descrever conjuntos de entidades representativas dos dados, bem como os conjuntos de relacionamentos entre esses conjuntos de entidades.
- D) definir o sistema gerenciador de banco de dados que será utilizado na implementação do banco de dados.
- E) otimizar os algoritmos de consulta utilizados no banco de dados.
#548
ME
Dif. 2
(FCC – 2019 – TRF – 4ª Região – Analista Judiciário – Infraestrutura em Tecnologia da Informação) Dentre as regras de Codd que caracterizam Bancos de Dados Relacionais, a regra da Independência de Integridade estipula que as várias formas de integridade relacional de banco de dados
- A) precisam ser definidas na linguagem relacional e armazenadas dentro do catálogo do sistema ou dicionário de dados, e ser totalmente independentes da lógica dos aplicativos.
- B) podem ser representadas em tabelas relacionais específicas que se relacionam com as tabelas de cada aplicativo. Quando um aplicativo mudar, a regra de independência muda automaticamente.
- C) precisam ser definidas na linguagem de cada aplicativo e armazenadas como tabelas relacionais dentro do banco de cada aplicativo, pois somente desta forma, ao mudar o aplicativo, as regras de integridade mudarão também, automaticamente.
- D) podem ser definidas em linguagem natural ou em Shell script e armazenadas no dicionário de dados ou dentro do catálogo do sistema; contudo, não há como garantir que elas sejam totalmente independentes da lógica dos aplicativos na totalidade das situações.
- E) devem ser escritas em linguagem hierárquica ou de rede pois, desta forma, tanto a hierarquia das tabelas quanto os links entre elas, como ocorre nos bancos em rede, conduzirão às mudanças automáticas das integridades ao se mudar algum aplicativo.
#547
ME
Dif. 2
(FCC – 2018 – DPE-AM – Analista em Gestão Especializado de Defensoria – Analista de Banco de Dados) Na implementação de rotinas de recuperação de transações em bancos de dados relacionais, têm papel vital os arquivos de log, sobre os quais é correto afirmar que
- A) devem conter valores antigos e novos de registros que sofreram modificações.
- B) não se aplicam a bancos de dados de pequeno porte.
- C) contêm, exclusivamente, indicação de instantes de início e final de cada transação.
- D) não indicam se as transações foram confirmadas ou abortadas.
- E) aplicam-se, exclusivamente, a bancos de dados que contenham informações sigilosas.
#546
ME
Dif. 2
(FCC – 2018 – Câmara Legislativa do Distrito Federal – Consultor Técnico Legislativo – Analista de Sistemas Área 3) Para garantir algumas das propriedades ACID de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), um Analista de Sistemas verificou que:
I. os protocolos de Controle de Concorrência garantem a consistência dos dados por meio de acessos concorrentes; e
II. os protocolos de Recuperação de Falhas garantem a consistência dos dados após falhas do sistema.
Correspondem corretamente aos protocolos I e II, respectivamente, as propriedades ACID:
I. os protocolos de Controle de Concorrência garantem a consistência dos dados por meio de acessos concorrentes; e
II. os protocolos de Recuperação de Falhas garantem a consistência dos dados após falhas do sistema.
Correspondem corretamente aos protocolos I e II, respectivamente, as propriedades ACID:
- A) Isolação e Coerência.
- B) Durabilidade e Atomicidade.
- C) Isolação e Atomicidade.
- D) Durabilidade e Capacidade.
- E) Capacidade e Agilidade.
#545
ME
Dif. 2
(FCC/2019/TRF-3ª Região/Técnico Judiciário – Informática) Em Gerenciamento de Transações, as quatro propriedades que garantem uma transação são:
- A) Atualização, Completeza, Durabilidade e Isolamento.
- B) Atomicidade, Completeza, Durabilidade e Delegação.
- C) Atualização, Consistência, Durabilidade e Integração.
- D) Atomicidade, Consistência, Durabilidade e Isolamento.
- E) Atualização, Criação, Inserção e Exclusão.
#544
ME
Dif. 2
(FCC/2019/TRF-3ª Região/Técnico Judiciário – Informática) Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs), antes da virada do século, apresentavam duas linguagens para sua administração e utilização: DDL e DML. Na atualidade, conceitualmente, os autores as distribuem em cinco categorias. O comando GRANT, por exemplo, é categorizado como:
- A) DML – Data Manipulation Language.
- B) DTL – Data Transaction Language.
- C) DQL – Data Query Language.
- D) DDL – Data Definition Language.
- E) DCL – Data Control Language.
#543
ME
Dif. 2
(FCC/2021/TJ-SC/Analista de Sistemas) Um dicionário de dados é útil:
- A) Para descrever os dados representados em diagramas de fluxos de dados, de entidade-relacionamento e de estado.
- B) Quando usado exclusivamente para o cadastro dos atributos do modelo entidade-relacionamento e seus significados a fim de evitar redundâncias e dubiedades dos dados.
- C) Somente se possuir facilidade de salvaguarda das imagens dos diagramas de entidades e relacionamentos e de fluxo de dados.
- D) Para desenhar casos de uso e contemplar a operação de detalhamento das classes de objetos em objetos simples e suas decomposições.
- E) Somente se tiver a facilidade de ser o elemento central de uma rede onde se pode localizar fisicamente as pastas e manuais dos sistemas.
#542
ME
Dif. 2
(FCC/2018/SABESP/Técnico em Sistemas de Saneamento – Eletrônica) Banco de dados é:
- A) Um aplicativo que manipula dados inter-relacionados.
- B) Um sistema de nuvens híbridas utilizados em sistemas bancários.
- C) Um conjunto de dados necessários para o correto funcionamento do sistema operacional.
- D) Um conjunto de dados que visa manter a integridade e segurança do sistema.
- E) Uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.